Resenha: Sentimento do mundo

Olá caros leitores!

Trago a vocês a resenha do livro:
Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade. Excelente leitura, que tive recentemente...


Publicado pela primeira vez em 1940, O Sentimento do Mundo traz o frescor e o impacto do "vento revolucionário" que sopra da vasta e imprescindível obra de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), o mais estudado e lido poeta brasileiro. Neste livro está contido os mais famosos e arrebatadores poemas: Poema de Sete Faces, No meio do caminho, Quadrilha; e poemas menos conhecidos, mas igualmente antológicos como Poema do Jornal ou Poema da Purificação.




Resenha:

Carlos Drummond de Andrade... 
Como escrever sobre um livro dele?

Primeiro tenho que deixar claro que não importa o quanto eu escreva,  a minha resenha não fará jus a obra.

"Sentimento do Mundo" foi o 3º livro publicado de Drummondo em 1940 com poucos exemplares distribuídos, apenas para seus amigos íntimos.

Neste livro Drummond escreve poemas que não possuem nada de comum, não têm apenas sentimento, são poesias que fazem você pensar e sentir ao mesmo tempo. 
Cheias de Sentimento e Razão, ele escreve sobre um mundo após a Segunda Guerra Mundial, onde Getúlio Vargas comanda o Brasil de uma forma dura, a liberdade de expressão não existe e ninguém faz nada para mudar isto. Logo no início de sua obra ele já afirma: " Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo" nesta frase ele já demostra como é difícil mudar o mundo. Na época que ele escreveu este livro, era ajudante de gabinete do Ministro da Arte e Cultura, ligado a Getúlio. O que ele poderia fazer? O que ele tinha? Apenas duas mãos para escrever e o sentimento de tudo aquilo que estava acontecendo.
Nesta coleção estão reunidas 28 poesias cheias de sentimento e razão, são poesias diferentes que não colocam o AMOR SENTIMENTAL como princípio, mas sim a PÁTRIA e a POLÍTICA. Realmente após a leitura deste livro tive plena certeza de que Drummond é um GÊNIO!


Recomendo a todos esta obra, que está na lista obrigatória da FUVEST deste ano!

Espero que tenham gostado, comentem muito...








Postagens mais visitadas deste blog

Resenha de filme: O labirinto do Fauno

Resenha de filme: Os Outros

Resenha de Filme: A mão que Balança o Berço